Diz-me de onde vens: Malásia | Tell me where are you from: Malaysia

O voluntariado na Cruz Vermelha permitiu-me conhecer gente de todo o mundo.

Hoje o post é dedicado aos meus queridos amigos Pat e Mavin, que me apresentaram o seu país: Malásia.

A Malásia está na minha lista já há algum tempo: país multi-étnico e multicultural, que se lembra da presença portuguesa (estivemos lá pouco mais que 100 anos).

O islamismo é a religião oficial (os muçulmanos seguem a sharia - a lei que rege a religião muçulmana) mas existem muitas mais religiões uma vez que a liberdade religiosa é efetivamente protegida: hinduísmo, budismo, confucionismo, taoísmo, cristianismo.

Apesar dos comerciantes e colonos da Índia e China terem chegado à Malásia no século I, e a influência islâmica só se ter começado a sentir a partir do séc XIV, são os primeiros quem se sentem minorias. Nascidos no mesmo país - Malásia - existem hoje em dia três grandes grupos étnicos: malaios muçulmanos (67%), descendentes chineses (25%), e descendentes indianos (7%). A Pat é de origem chinesa e o Mav de origem indiana, e sim, sentem-se discriminados face ao grande grupo étnico que são os malaios muçulmanos.

Por exemplo, apenas são considerados cidadãos malaios, aqueles que são muçulmanos, falam o idioma malaio regularmente, praticam costumes malaios e vivem ou têm antepassados ​​de Brunei, Malásia e Singapura...

Curiosidades: 
  • falam mesmo muito bem inglês (com um ligeiro sotaque) - a Malásia fez parte do império britânico 
  • um muçulmano que cometa adultério arrisca-se a pena de morte (sharia); mas se for um hindu/cristão, não
  • não se cansam de dizer o quão maravilhosa é a sua comida 
  • na cidade malaia de Malaca encontram-se pastéis de Belém, bem como arquitectura portuguesa
  • existem palavras em comum entre o português e o malaio: bandeira é um dos exemplos

Comentários

Mensagens populares