Sobre encontrar trabalho | About finding job


"The desire for a more positive experience is itself a negative experience.
And paradoxically, the acceptance of ones negative experience is itself a positive experience."
Mark Manson


Encontrei muito recentemente este artigo, com o qual me identifiquei imediatamente, dada toda a experiência "Austrália". O risco de me despedir e mudar-me para o outro lado do mundo foi um risco assumido. Foi pensado e estudado: uma decisão menos responsável, que me permiti tomar, dada toda responsabilidade acumulada ao longo dos anos.

Os pontos onde mais me revi:

Sê responsável.
I have a life insurance policy. I have money saved. If something happens to me, people I care about will be taken care of. 

Mas não demasiado responsável.
The reason they will be taken care of and that I feel creatively and professionally satisfied, is that I have taken a lot of big risks. (...) I left a good job. I bit off more than I can could chew many times.

A irresponsabilidade mais do que compensa a responsabilidade.
As I said, do the irresponsible things — because it averages out the ultra-responsible choices you made elsewhere.

A altura certa é agora.
When I moved to a farm, do you know how many people I heard from telling me they’ve always wanted to do that? Let me tell you, it wasn’t a tough vetting process. It’s not like getting into Harvard. If you think you want to do it, do it.


"A linha que separa a coragem da estupidez é uma linha ténue". Quem o disse - e bem - foi o meu amigo João, que há uns meses atrás também passou pelo processo "desafiante" de encontrar trabalho em Melbourne.

Eu acrescento: a linha que separa a coragem da estupidez é uma linha ténue, tão mais ténue quanto mais a coragem se começa a dissipar, dando lugar a sentimentos menos nobres como a dúvida e o medo.

Encontrar emprego em Melbourne foi como encontrar uma agulha num palheiro.

Vinha com a vontade de me dedicar à área de eventos. Depressa percebi que sem experiência (e a minha experiência era zero) muito dificilmente teria uma oportunidade. Reajustei as minhas expectativas e decidi, sem grandes dramas, procurar na área onde tenho provas dadas: controlo de gestão & afins.

Problemas: o meu visto, que me permite trabalhar apenas 6 meses para cada empregador, ou seja, que me permite apenas concorrer a posições temporárias; o lobby do certificado CPA, em que 80% das ofertas de trabalho exigiam esta certificação; muitos empregos exclusivos para australianos ou residentes na Austrália.

Mais problemas: ninguém me conhece; dizer que estudei na Faculdade de Economia do Porto é o equivalente a dizer que estudei em Hogwarts (obrigada João!); a EDP, minha casa nos últimos 8 anos, não tem nenhum peso junto das empresas australianas (obviamente que para as empresas europeias é diferente).

------

Foi um namoro que durou precisamente um mês. O romance aconteceu através de vídeos, testes, entrevistas, conversas telefónicas e trocas de emails. Ontem foi o "pedido". Dentro de dias começo na Kone, a multinacional de origem finlandesa. Yeahhh - venham os elevadores, escadas rolantes e portas automáticas!!


No, you can't always get what you want
You can't always get what you want
You can't always get what you want
But if you try sometime you find 
You get what you need
The Rolling Stones

Comentários

Mensagens populares