Devaneios | Divagation


Até hoje mudei de casa duas vezes na vida: de Coimbrões (Vila Nova de Gaia, Porto, Portugal) para Docklands (Melbourne, Victoria, Austrália), e de Docklands para South Yarra.

A parte logística é chata-chata-chata (empacotar, desempacotar, arrumar), mas ao mesmo tempo excitante: transformar um espaço qualquer no nosso espaço, com as nossas fotos, os nosso livros, os nossos ímans de frigorífico.

Quando cheguei às Docklands, o principal choque foi ouvir tantas línguas à minha volta, e nenhuma ser português. Ao meu redor ouvia chinês (mandarim, cantonês, xangainês, sichuanês, hakka), indiano (fosse hindi ou uma das restantes 21 línguas oficiais da Índia), e inglês - obviamente. Os meus melhores amigos eram o google maps e o citymapper que me diziam como chegar do sítio A ao sítio B. Precisei de algum tempo para saber onde eram os jardins, onde "devia" ir tomar café, os correios/banco/supermercado mais perto de casa, e até onde ficavam as passadeiras e para que lado olhar primeiro antes de atravessar a rua. E o tempo que eu perdia nos corredores do supermercado para conseguir encontrar todos os items da minha lista de compras?! Passados 6 meses já estava tão familiarizada com o local, que parecia que tinha vivido ali muito-muito tempo.

Agora, em South Yarra o processo é o mesmo. Ainda me sinto bastante perdida: ontem fui "parada" na rua por um rapaz australiano para contribuir para uma causa qualquer e disse-lhe que era turista!! Turista! Ainda estou na fase de perceber onde ir, como ir, e por onde ir: aprender os meus passos nesta zona da cidade (quando vivíamos na zona norte não era muito comum virmos à zona sul), e nos corredores do supermercado também :)


Comentários

Mensagens populares