Pergunta para queijinho: Melbourne ou Sydney? | The million dollar question: Melbourne or Sydney?


Esta "guerra fria" dura praticamente há 250 anos, a idade do país Austrália, e é uma guerra que interessa apenas a dois tipos de pessoas: (alguns) habitantes de Melbourne e (alguns) habitantes de Sydney.

Basta pensar que o Governo, para não magoar os sentimentos de ninguém (leia-se Sydney e Melbourne), teve de criar uma cidade do nada para sua capital - Canberra, para perceber a intensidade da competição. Um fervoroso de Sydney dirá que Canberra está mais perto de Sydney; um fervoroso de Melbourne dirá que enquanto Canberra estava a ser construída (e demorou uma série de anos), Melbourne era a capital não oficial da Austrália.

Já li artigos acerca desta rivalidade, uns mais humorísticos, outros mais a sério. Mas o que despoletou este meu post foi a minha ida recente a Sydney (post para breve).

Em Sydney, depois de perceberem que era de Melbourne, tive de me sujeitar a comentários destes: "o tempo é tão frio que sempre que fui a Melbourne fiquei com enxaquecas"; ou "ah, o tempo é tão inconstante em Melbourne que há lá mais doentes mentais" (ía-me dar uma coisa má depois de ouvir isto). E quando falei do número substancialmente superior de sem-abrigo que vi nas ruas de Sydney, a resposta foi "nãaaaooooo, não são sem-abrigo: são pessoas mais preguiçosas que preferem viver na rua a aproveitar o sol!" (a sério?!). E obviamente que em Melbourne, sempre que falei da minha ida a Sydney, a conversa terminava com um "but Melbourne is the best!" ("mas Melbourne é melhor!").

Apesar de ligeiramente parcial (go Melbourne!) juro que vou tentar dar uma visão o menos tendenciosa possível. Obviamente que viver (vivo em Melbourne) e visitar (fui passar uns dias a Sydney) são coisas completamente diferentes, mas antes de "viver" em Melbourne, fui uma "turista", pelo que me sinto capacitada para deixar a minha opinião pessoal em forma de generalizações:

Sydney tem praias muito boas - e muitas - e os habitantes de Sydney sabem e aproveitam-se disso: Bondi, Bronte, Coogee, Manly, Shelby, etc etc etc. Facto interessante: como o sol não se põe no mar, estas praias ficam à sombra muito cedo.

Sydney é bastante mais turística, e admito, mais agradável à vista: a ópera, Darling Harbour, The Rocks, as baías, os Royal Botanical Gardens, as praias (mais uma vez).

O tempo em Sydney é melhor! Está dito. Sim, em Melbourne é possível usar o guarda-chuva/boné/óculos de sol/gorro, tudo no mesmo dia.

Sydney tem má reputação no que diz respeito à vida noturna. Existem inclusivé, desde 2014, leis que visam reduzir a violência causada pelo álcool. Muitos jovens, demasiado jovens, demasiado bêbados, e demasiado cedo. A noite de Melbourne é mais madura e alternativa.

A rede de transportes de Melbourne é melhor e a cidade é mais facilmente navegável (estão agora a construir em Sydney uma zona de trams que ficará pronta em finais de 2019).

Melbourne é a capital cultural da Austrália, com influências de todo o mundo: arte urbana, bares de jazz, companhias de teatro profissional e amadoras, concertos nas igrejas, festivais de comida do mundo fim-de-semana-sim-fim-de-semana-sim, galerias de arte, etc etc etc.

O café em Melbourne é muito melhor: nenhum barista de Sydney me conseguiu proporcionar um cappucino de qualidade sequer próxima à de Melbourne.

As pessoas são bem mais simpáticas em Melbourne: quer pessoal dos bares e cafés, quer pessoas com as quais partilhei o comboio ou a praia; muito menos sorrisos e menos conversa simpática em Sydney.


(Mais lenha para a fogueira aqui e aqui)

Comentários

Mensagens populares