Quem tem amigos não morre à fome | There is such a thing as a free lunch

Quem tem amigos tem tudo, e recentemente foi dia de gozar a prenda de casamento de uns queridos amigos: refeição de cinco pratos no restaurante Dinner do famoso chefe Heston Blumenthal - é só o chef do Fat Duck, considerado um dos melhores restaurantes do mundo, há uma série de anos.

Ainda estou a "recuperar" da que foi, até ao momento, a melhor experiência gastronómica da minha vida (igualmente do Tiago). Obrigada/o!!

Foi tudo irrepreensível: o espaço é muito bonito e elegante sem nos sentirmos engolidos, comida e bebida so-ber-ba, atendimento sem falhas - mais do que (demasiado) simpáticos, muito atentos e profissionais. Até a casa de banho, toda de madeira, e perfumada, era um sonho: eu ficava lá a viver, juro.

Ambos escolhemos o menu dos cinco pratos, o Tiago com o pairing de vinhos, e eu com uma-espécie-de-pairing-com-cocktails.

Da refeição toda gostaria de destacar dois pratos:

Meat fruit (em português, fruta de carne). Um dos pratos de assinatura do restaurante - quando se olha parece uma tangerina; não é; é um patê de fígado de frango, envolvido numa gelatina de tangerina, com forma de tangerina (com haste e folhinha e tudo). E é mesmo muito bom!! Curiosidade: A fruta crua era vista com alguma desconfiança na época medieval, logo era muito comum cozinharem-se carnes em forma de fruta. Sabem aqueles quadros com mesas de banquetes repletas de peças de fruta?? Muitas eram peças de carne trabalhadas para parecer fruta!

Rice and flesh (em português, arroz e carne). "Basicamente" um risotto de açafrão com cauda de canguru! Bom-muito bom. Não faz parte dos nossos planos começarmos a comer canguru - contrariamente às minhas expectativas ainda não encontrei canguru à venda em nenhum talho de Melbourne - mas tínhamos essa curiosidade... Check.


P.s. - Ainda tivemos oportunidade de ver fazer gelado "ao vivo", na mesa ao lado: uma mistura de um creme de baunilha xpto, com nitrogénio líquido, com uma grande fumarada à mistura. Para quem gosta de culinária "fora da caixa", tem mesmo de ver alguns programas do Heston: ele basicamente é o cientista maluco que por acaso também é chef. G e n i a l.

Comentários

Mensagens populares