Três dias em Byron Bay | Three days in Byron Bay

E que fazer quando se tem uns dias livres aqui por Melbourne?! Pesquisar voos baratos e descobrir que o aeroporto de Coffs Harbour fica a 3 horas de carro de Byron Bay.

Byron Bay, por razões óbvias, estava na minha lista: pequena vila junto ao mar, rodeada de floresta, numa das zonas mais hippies - supostamente - de toda a Austrália. Muitas rastas, muitas pernas por depilar, muitos pés sujos (por andarem descalços, obviamente), muitas pranchas de surf, algum cheirinho a erva (erva, não relva).

Três dias dão para sentir a vibe da zona e ficar com vontade de voltar (mesmo apesar da quantidade de backpackers barulhentos e em estado semi-embriagado).

Fica o meu top:

1. Praia praia praia (e mar mar mar)

. Little Wategos (a minha favorita!!)
. Tallows Beach (ao bom estilo de Cortegaça)
. Wategos
. Belongil
. Main Beach (a mais concorrida) com a sua famosa área de exercício para cães - e como é delicioso ver os cães a brincar na praia!

Água maravilhosa, areal imenso, praias quase vazias (com excepção da Main Beach e da Wategos). Atenção às correntes - bastante fortes - e à vida animal marítima (tema a desenvolver...).

2. Pequenos-almoços: a refeição do dia que me deixa mais feliz

Querem orgânico e local? Saudável? Com bom aspecto e delicioso? Então estes sítios são obrigatórios:

. Folk: destaque para o espaço!! e para as panquecas de trigo sarraceno, fruta e mel!!
. Bayleaf: destaque para o café infusionado de côco com creme de côco a acompanhar, e para o banana bread - o melhor banana bread que algum dia tive o prazer de comer
. The Roadhouse: destaque para as papas de aveia e para o café com manteiga - sim, café com manteiga

3. Vista do faról - e para os mais "audazes", descida até à Little Wategos Beach: 700 metros a descer significa 700 metros a subir... Durante a descida/subida passa-se pelo ponto mais a este da Austrália continental.

4. Apreciar o "espectáculo" dos lorikeets
Ao final do dia, centenas (!) de lorikeets (uns papagaios pequeninos muito barulhentos) começam a agrupar-se e a mover-se para uma determinada zona de Byron Bay. É um espectáculo quase ensurdecedor, com voos em bando de árvore em árvore. Até que o sol desaparece e os lorikeets, como que por magia, se tornam silenciosos.

5. Ouvir música ao vivo - e de qualidade - no Beach Hotel enquanto se bebe uma cerveja ou um cocktail - ando viciada em ginger beer pelo que a minha sugestão de cocktail seria um "Moscow Mule": vodka, ginger beer e lima.

6. Levar take-away para a zona da praia (mexicano, pizza, fish and chips) e juntarmo-nos às dezenas de pessoas que se sentam no jardim em frente à Main Beach, a falar/comer/beber, enquanto alguém toca uma guitarra ou brinca com o fogo (literalmente).

7. Passagem/paragem por Woolgoolga (surpresa: existe aqui uma grande comunidade Sikh com um templo que merece visita - Guru Nanak Temple), Yamba (considerada uma das vilas mais bonitas de New South Wales),  e Woodburn (com mesas de piquenique junto ao rio e íbis sempre por perto).






Comentários

Mensagens populares