Sobre a amizade | About friendship


Se a nossa mudança para Melbourne foi tão "fácil", em parte deve-se ao João e à Maria, que nos apresentaram a cidade que já era deles há mais de 6 meses. Hoje a Maria e o João partem numa nova aventura e deixam-nos a cidade (agora um pouco mais vazia) que também é deles.

A amizade (o amor não romântico) é uma coisa estranha: tem de ser alimentada mas ao mesmo tempo consegue resistir ao tempo e à distância. E não pode - pelo menos no meu entender - ser forçada.

Não vim para a Austrália à procura de amizades para a vida (valerá a pena o investimento?!), mas sei que elas acontecem naturalmente, de forma espontânea. (E a verdade é que já levo da Austrália dois Amigos.)

Mas também sei onde estão as minhas pessoas.

Graças à internet vou acompanhando a gravidez de uma das minhas melhores amigas, tenho sessões de pequeno-almoço (fuso horário australiano) com amigos que estão a jantar em Portugal, "participo" dos encontros, mantenho-me a par (às vezes com algum atraso, admito) das novidades, aventuras e desventuras. Graças à internet estarei "presente" no casamento de dois amigos queridos e irei ver pela primeira vez a minha "sobrinha" Ana.

Só a internet será suficiente?! Obviamente que não! Já quis muito estar em Portugal para poder dar aquele abraço, dar a mão e fazer aquele carinho. Não há nada que substitua o toque - nada! Mas quando penso no passado (que não é assim tão longínquo) em que a internet não estava em todos os telemóveis/tablets/portáteis, então aí ainda dou mais valor ao facto de viver numa época em que as distâncias são efetivamente mais curtas.

E para todos os efeitos, os abraços e os carinhos estão a acumular para o regresso :)


Comentários

Mensagens populares