Natal-quê? | Christmas-what?


É o primeiro Natal que estou longe da minha Mãe.

Natal é Família (a que é e a que se escolhe), principalmente quando não se "pode" ser Família no resto do ano. Mas quando a distância física para a Família é de cerca de 18.000 km, com um fuso horário que dita 11 horas de diferença, então aí o que é o Natal?

Natal para mim já não é Pai Natal, nem prendas, nem comer até rebentar, nem o stress das semanas anteriores em tratar das ditas prendas e da dita comida. Natal é (devia ser) estar atento e disponível; simplesmente estar presente para os outros. Logo, Natal é (devia ser) todos os dias.

Deste lado do mundo tudo igual. Com a excepção do tempo - afinal aqui é início do verão - o consumismo e as compras imperam. Árvores de Natal, iluminações de Natal, músicas de Natal, filmes de Natal, mercados de Natal - e lojas cheias a abarrotar.

Aqui por casa não há grande stress. Não há montes de prendas para entregar, e o bacalhau, as rabanadas e o arroz doce estão garantidos. Vai haver cânticos de Natal e a missa do Galo à meia-noite. E no dia a seguir (dia 25) partimos pela Great Ocean Road para uma nova tradição de Natal.

Comentários

Mensagens populares