Mitos urbanos (ou não) - parte 1 | Urban myths (or not) - part 1

1. A Lua é "diferente" na Austrália?! VERDADE

Todos aprendemos, em criança, que a Lua é "mentirosa"! Ou seja, que quando está em fase crescente tem o aspecto de um "D", e quando está em fase decrescente tem o aspecto de um "C". Certo? E sim, isso acontece em todo o hemisfério norte.

Será então possível que na Austrália (e hemisfério sul) seja diferente?! Sim, é! Cá por baixo a Lua não "mente" :)



2. O buraco na camada do ozono acontece sobre a Austrália?! FALSO

Durante alguns meses acreditei que sim, até porque o Sol aqui é realmente MUITO forte. Mas a verdade é que o buraco na camada do ozono não acontece por cima da Austrália, mas sim da Antártida (aqui e aqui).

Mesmo assim, a Austrália é considerada a capital mundial no que diz respeito ao cancro da pele: "Pelo menos dois em três Australianos serão diagnosticados com cancro da pele até aos 70 anos. A principal causa deve-se à exposição à radiação ultra-violeta (UV) do Sol" (fonte).

E porque é que existe tanta radiação ultra-violeta na Austrália? "Devido à sua posição geográfica e proximidade ao equador, a Austrália tem dos níveis mais elevados de radiação UV no mundo. A órbita elíptica da Terra aproxima-a mais do Sol em Janeiro, durante o verão no hemisfério sul, resultando em níveis mais elevados de radiação UV. Além disso, as condições atmosféricas e a influência do buraco da camada do ozono na Antártida contribuem para níveis superiores de radiação solar UV no hemisfério sul quando comparado com latitudes semelhantes no hemisfério norte" (fonte).


3. Quando se despeja um autoclismo na Austrália, a água vai na direção oposta à de um autoclismo em Portugal?! FALSO

Sou fã assumida dos Simpons. Logo, quando a Lisa Simpson me diz que quando se despeja um autoclismo na Austrália (hemisfério sul), a água vai na direção oposta à de um autoclismo despejado em Portugal (hemisfério norte), por causa do efeito de Coriolis, eu acredito...


Sim, perdi 5 minutos da minha vida a "testar" essa teoria cá em casa. No entanto, não tendo chegado a nenhuma conclusão, resolvi consultar o poço-de-conhecimento-que-é-a-Internet.

No meio de muita informação e contra-informação (não fazia ideia de que havia tanta gente preocupada com esta questão!!), acho que vou ter de me conformar com o facto da Lisa estar equivocada: sim, o efeito de Coriolis dá-se quando se trata de grandes (mas mesmo grandes!) tempestades, por exemplo, mas no que diz respeito a autoclismos, ralos de cozinha e de banheira, a direção em que a água vai pelo cano tem a ver com a forma/construção/características do objeto propriamente dito e não com a parte do mundo onde nos encontramos (aqui, aqui, e aqui).

Comentários

Mensagens populares