A aprendiz de Yogi | The Yogi apprentice

Vim "descobrir" o Yoga em Melbourne. Para além da oferta de estúdios ser imensa (bem como os estilos de Yoga praticados), só aqui encontrei o "tempo" para me dedicar a esta prática.

O Yoga não é "simplesmente" uma sequência de posturas corporais, exercícios respiratórios ou mantras. É muito mais do que isso! É um estilo de vida, o qual, muito dificilmente terei capacidade de praticar em toda a sua plenitude - nomeadamente a questão do vegetarianismo.
(podem ler mais acerca dos "oito membros do yoga" aqui)

E desenganem-se aqueles que pensam que para ser Yogi (praticante de Yoga) é obrigatório fazer o pino apenas com o apoio da cabeça, colocar as pernas por cima dos ombros, ou ainda apoiar todo o peso do corpo apenas com uma mão no chão. Não. Os Yogis avançados fazem isso (e muito mais!), mas ser Yogi não é sinónimo de ser contorcionista ou acrobata.


E que ando eu a praticar?

YIN YOGA

A Vida requer balanço, assim como o Yoga: o estilo "Yang" fortemente muscular é completado pelo estilo "Yin", que trabalha tecidos mais profundos e articulações, energia e balanço entre corpo e mente.

À primeira vista pode-se pensar que o Yin Yoga é uma prática bastante menos exigente que o Yang Yoga. No entanto, a duração das poses ("asanas"), que podem durar de 1 a 20 minutos, torna-o exigente qb. Nesta "modalidade" são utilizados elementos como blocos de cortiça, mantas, almofadas e bandas/fitas, que auxiliam na pose. Um dos benefícios do Yin Yoga é de facto a experiência de abandonar a pose.

HOT YOGA

O Hot Yoga já se enquadra na categoria Yang mais concretamente no estilo Vinyasa (fluido e sempre em movimento), e tem a particularidade de ser praticado numa sala aquecida a uma temperatura de 37ºC. E porquê praticar Yoga numa sala tão quente?! (obviamente que esta prática não se adequa a toda a gente)
  • para elevar o batimento cardíaco, o que torna a prática mais exigente
  • para fazer com que o corpo sue - e muito
  • porque o calor permite que o corpo se mova mais facilmente para as poses

E que ando eu a aprender?

Estou verdadeiramente rendida ao Yoga. Fora a parte de estar a desenvolver a flexibilidade e a força, durante aquelas horas sinto-me verdadeiramente presente.

O Yoga não é uma competição com os outros: as minhas poses não têm de ser melhores que as poses do Yogi ao meu lado. Cada corpo é diferente. O Yogi aprende a escutar o seu corpo e a perceber o seu estado de espírito, enquanto vai evoluindo na forma como respira, como se move e se posiciona. Yoga, mais do que músculos, é cérebro...


“Yoga is not about tightening your ass.
It’s about getting your head out of it.” 
Eric Paskel

Comentários

Mensagens populares