Encontrar o equilíbrio | Att hitta balansen
Por recomendação de uma amiga, que também estava grávida, comecei a treinar com uma PT especializada em grávidas e recém-mães: duas sessões semanais, por Zoom, e que me ajudaram imenso quer fisicamente, quer psicologicamente.
Também me inscrevi em yoga pré-natal: ter de sair de casa domingo ao final do dia - as aulas eram presenciais, das 18:30 às 20:00 - nem sempre foi fácil, mas também me fez muito bem!
O corpo da mulher sofre tantas alterações durante a gravidez, que tudo o que se possa fazer para ajudar a preparar para estas ditas alterações - e para o parto propriamente dito - é muito recomendado. Sem esquecer que a nova vida das recém-mães inclui muitos movimentos de levantar e carregar, e também convém preparar para essa nova realidade.
Felizmente idos vão os tempos em que "grávida não pode fazer exercício físico". Pode e deve!! A não ser, obviamente, que tenha razões médicas para isso. O exercício físico pode ajudar, entre outras coisas, em desconfortos como a náusea / fadiga / dores de costas, reduzir a tensão, aumentar a energia, dificuldade em dormir e ansiedade.
Mas o corpo também tem de parar!, e muitas vezes encontrar este equilíbrio entre movimento e quietude não é o mais fácil. Relaxar (técnicas de respiração, meditação, massagens) e descansar (muitas e boas sestas), são essenciais, e aprender a escutar e respeitar o nosso corpo tem de ser uma prioridade.
Comentários
Enviar um comentário