Sei que estou na Dinamarca quando... | Jeg ved, jeg er i Danmark, når...

... Pelo inverno vejo inúmeras bicicletas com o pneu da frente de cor azul (e não, ainda não sei porquê).

... Ninguém se senta no autocarro/metro/comboio ao lado/perto de uma pessoa se houver lugar noutro sítio.

... Já se começa a pensar em almoçar lá para as 11:30.

... Sinto o julgamento acerca da minha smørrebrød - a tal "sandwich aberta" dinamarquesa - e isto apesar de me dizerem que sou "livre de montar a sandwich como quiser" (só que não ahah).

... Todas as conversas acerca de férias de verão passam por Espanha e Espanha e Espanha.

... Gozam com os suecos por causa do Systembolaget, porque não aguentam o álcool, por causa do 'tabaco de mastigar' (snuff), pelo facto dos suecos não perceberem dinamarquês (os dinamarqueses percebem sueco, dizem), etc etc etc.

... Me pedem para trazer doces da Suécia, bem mais baratos por causa da taxa de açúcar aplicada na Dinamarca.

... Um donut básico da Dunkin' Donuts custa quatro euros! Quatro euros!!!! Um donut! (E nem vou falar do preço de um cappuccino na Starbucks - aprendi a minha lição).

... Insistem em dizer-me nomes de locais/restaurantes/sítios em dinamarquês, e com sotaque dinamarquês, e assumem/presumem/acreditam que eu vou perceber o que eles estão a dizer.

... Vejo quase tantas bicicletas dentro do comboio como pessoas (há carruagens específicas para as bicicletas).

... Vejo colegas descalços no escritório (de meias).

... Sou a última a "fechar" o escritório às 17:00 (a partir das 16:00 já praticamente não se vê ninguém).

... Vejo MUITAS bandeiras dinamarquesas: nos quintais das casas, nos escritórios, nos restaurantes, nas mãos das pessoas a receber família/amigos no aeroporto.

... Estendem a mão para me cumprimentar quando me estão a conhecer.

.... Se fala da Eurovisão com algum 'desprezo' mas depois sabem sempre quem passou ou não, quem ganhou, quem perdeu, etc.

... Não se usa dinheiro físico. Nunca vi uma coroa dinamarquesa!!! (E já encontrei um pedinte em Copenhaga que pedia donativos através de um sistema dinamarquês do mesmo género do MBnet).

(Sei que estou na Suécia quando...)

Comentários

Mensagens populares