3 dias por Österlen | 3 dagar vid Österlen

A idílica costa de Österlen, no sudeste da Suécia, é um sereno paraíso ideal para um fim de semana prolongado a celebrar o Midsommar: vilas pitorescas, campos verdes a perder de vista, vaquinhas a pastar, praias de areia branca.

Onde ficar:

Nós optamos por ficar no Ystad Saltsjöbad, um hotel-spa extremamente popular e que superou completamente as nossas expectativas. Mesmo em frente à praia, com uma piscina exterior aquecida durante todo o ano, spa completo, vários restaurantes/bares, terraços e lounges. Senti-me um pouco como a Alice, que sempre que espreitava por uma porta encontrava qualquer coisa de mágico - definitivamente um dos meus hotéis preferidos de sempre!

Outras excelentes recomendações:
Örum 119: É uma charmosa guesthouse com 15 quartos, uma pizzaria super famosa e uma loja de gelados caseiros (entre outras coisas). 
Talldungens Gårdshotel: Uma antiga casa de repouso agora convertida num hotel-boutique lindíssimo (!!) com um ar nórdico-toscano, e com um dos mais famosos restaurantes da região (nós não ficamos cá alojados mas fomos jantar ao restaurante - mais detalhes abaixo).

O que fazer:

Ystad é um excelente ponto de partida para conhecer a região de Österlen. Ignorando a parte mais "industrial" - afinal Ystad tem um terminal de navios de carga e de lazer - temos uma zona histórica encantadora, uma excelente praia, e uma ciclovia que passa pela floresta e junto ao mar, bem ao lado das casinhas fofas de madeira colorida.

Kåseberga é uma pequena e encantadora vila à beira-mar, conhecida pela pesca, surf e observação de pássaros.

A uma curta distância de Kåseberga encontramos um monumento megalítico datado de há cerca de 1400 anos - Ales Stenar - uma estrutura de 67 metros de diâmetro, com 59 pedras (cada uma a pesar cerca de 5 toneladas), que se assemelham à forma de um navio. 

A praia de Sandhammaren, com as suas dunas brancas, é considerada por muitos como a praia mais bonita da Suécia - tendo já ganho vários prémios - ideal para banhos de sol e longas caminhadas (quanto à água há que ter em atenção as correntes!).

Simrishamn é outra pequena vila piscatória que convida a passeios junto à água.

Kivik é uma charmosa vila à beira-mar repleta de casinhas de madeira tradicionais, incluindo uma no porto com uma das gelatarias mais famosas de Österlen. Esta zona é conhecida por ser o maior pomar de maçãs da Suécia, logo há que provar o äpplemust local!

O Parque Nacional de Stenshuvud é o parque nacional mais a sul da Suécia e consiste em cerca de 400 hectares de natureza - mar, areia, floresta, pomares de macieiras, e incríveis pontos de observação.

Onde comer:

Como não podia deixar de ser - afinal estamos em Skåne - o grande destaque da região são os produtos locais e da época; e em espaços super-charmosos e acolhedores, que pedem refeições longas e lânguidas.

Kåseberga Fisk: Bem junto à beira-mar, este restaurante de peixe é uma instituição em Kåseberga.

Pastafabriken Ingelstorp: Famoso pelas suas massas caseiras e vinhos naturais, a aproveitar num terraço de inspiração italiana.

Olof Viktors: Um pequeno café que serve almoços ligeiros, bolos caseiros e café.

Örum 119: Toda a gente da região conhece as pizzas, pães/bolos e gelados caseiros do Örum 119, também muito apreciado pelo jardim.

Mellby Klockargård: Fika, almoços e jantares servidos num cenário encantador. 

Talldungens Gårdshotel: Se eu um dia tivesse um restaurante (não, não está nos meus planos) seria exatamente assim! Situado num hotel já de si lindíssimo, com um jardim deslumbrante, uma decoração perfeita e comida deliciosa - cozinha nórdica com um twist mediterrânico.

Comentários

Mensagens populares