Perto de Estocolmo: Palácio Drottningholm e Cemitério do Bosque | Nära Stockholm: Drottningholms Slott och Skogskyrkogården

A alguns dias de regressar à minha Estocolmo para uma ida ao escritório, deixo aqui a sugestão de dois dos meus sítios preferidos, que não sendo exatamente no "centro" de Estocolmo, valem bem a visita. Fica a sugestão:

Palácio Drottningholm
(linha verde 19, destino Hässelby Strand, paragem Brommaplan + camioneta 176/177/323, paragem Drottningholm OU viagem de barco de cerca de 45 minutos desde o centro)

Localizado na ilha de Lovö, e construído no século XVII, este extremamente bem preservado palácio é agora a residência da família real sueca, tendo sido o seu design inspirado no Palácio de Versailles e no estilo barroco e rococo da época.

Para além do palácio, os jardins barrocos e o pavilhão chinês, mais que justificam o título de Património Mundial da UNESCO desde 1991.

É possível juntarmo-nos a uma tour guiada ou então explorar por nossa conta - apenas a ala sul, a ala privada da família real, está interdita. E no fim da visita há que parar para um fika no café/restaurante localizado no exterior do palácio, com vista para a água.


Skogskyrkogården ou o Cemitério do Bosque
(linha verde 18, destino Farsta Strand, paragem Skogskyrkogården)

Criado pelos famosos arquitectos modernistas Gunnar Asplund e Sigurd Lewerentz, este cemitério é um local de extrema beleza, rodeado por floresta. Refletindo a filosofia nórdica no que diz respeito aos temas da vida, morte e natureza, este cemitério cobre uma área de cerca de 250 acres (mais de um milhão de metros quadrados).

Para além da magnífica floresta (numa das nossas visitas vimos inclusive veados a passear por aqui), existem campas e capelas realmente bonitas. Tanto, que este cemitério foi designado Património Mundial da UNESCO em 1994.

(E foi neste cemitério que re-aprendi a andar de bicicleta :))

Comentários

Mensagens populares