Pelo Arquipélago | Runt skärgården

Cerca de 30 000 ilhas e 1 700 kms quadrados de natureza no seu estado mais puro, muita-muita-água e aventuras para todos os gostos/feitios/carteiras - é isto o arquipélago de Estocolmo! E gosto tanto!!

Decidimos explorar uma pequena parte do arquipélago com a True Nature Sweden (obrigada Alex!), de kayak, e foi definitivamente uma aventura a não esquecer - mas não a repetir tão cedo ahah.

Tivemos a sorte de um tempo fantástico, do Alex ser um excelente cozinheiro e um expert em "como sobreviver na natureza", e de termos uma ilha praticamente só para nós para passarmos a noite, mas também cheguei à conclusão que não sou pessoa de campismo selvagem. E não tem problema nenhum. Gostei muito da experiência - e recomendo a toda a gente pelo menos uma vez na vida! - mas ter de procurar um "buraco" para usar como casa de banho; ter de tomar banho no mar sem shampoo nem gel de banho (mesmo os produtos biodegradáveis têm de ser retirados fora da água - só são biodegradáveis quando expostos ao sol, e nós não tínhamos baldes para retirar o shampoo/gel de banho em terra); ter de lidar com mosquitos-mais-que-chatos, e formigas-que-mordem e carraças-que-matam (tema a desenvolver) mesmo "protegidos" pelo repelente de insectos/carraças; e ter de adormecer (e manter-me a dormir) com 1001 barulhos "estranhos" à minha volta... Acho que já perceberam a ideia :)

Mas acordar com aquela vista, comer à volta de uma fogueira a ver o pôr-do-sol (continuo a dizer que a comida cozinhada em open fire tem outro sabor), tomar banho na água límpida e fria do Báltico e depois secar sob o sol quente numa sun stone (aqui há poucas praias de areia mas não faltam umas rochas lisas e largas para uma pessoa se deitar), caminhar por caminhos onde nunca ninguém caminhou, isto QUASE que faz valer a pena todo o "sacrifício". E pensando bem até faz mesmo...

Pode ser que em breve decidamos continuar a explorar o arquipélago mas num registo um bocadinho diferente - desta vez num veleiro :) 

Comentários

Mensagens populares