Coisinhas giras a saber | Söta små saker att veta

  • Como a cidade fica TÃO diferente com neve e sem neve: a cidade coberta pelo manto de neve ganha uma luz mágica! (Sendo igualmente bastante mais fácil detectar coelhos-fofos a passear num jardim branco!)
  • A reacção dos suecos quando volta a nevar versus a minha reacção e do Tiago. Os suecos estão fartos do inverno e preparadíssimos para a primavera. No entanto, segundo os mesmos, aqui em Estocolmo pode nevar até Maio. Ultimamente os dias de neve são MUITO raros mas sempre que acontece causam um sentimento de "injustiça" aos suecos: pelo contrário eu e o Tiago parecemos crianças :)
  • Aquela fase em que os rios parecem um patchwork de água fresca e gelos de várias cores/espessuras, e em que o som da água a bater no gelo parece o som de um espanta-espíritos de vidrinhos.
  • A quantidade de pais (homens) a passear sozinhos com os seus pequenos: a empurrar o carrinho de bebé, a brincar com eles no parque, às compras.
  • Os "tubos" suecos: os suecos gostam de usar uns tubos metálicos que parecem tubos de pasta dos dentes (mas maiores!) para coisas como mostarda, tomate concentrado e caviar. E depois há umas embalagens que parecem umas salsichas gordas-gordas e que podem ser de sopa de ervilhas com bacon, feijão com carne ou papas de arroz.
  • O aviso de emergência sueco: existe um sistema de alarme que já vem desde 1931 e que entre várias finalidades, teria a de alertar os suecos para uma eventual invasão russa (sim, ainda se fala entre-dentes que pode acontecer um dia...). Este aviso é testado às 15h em ponto nas primeiras segundas-feiras (desde que não seja feriado) de Março, Junho, Setembro e Dezembro. Nestes momentos de teste não é suposto fazer nada, mas numa situação "a sério" é suposto dirigirmo-nos para casa, fecharmos todas as portas e janelas e sintonizarmos o rádio numa determinada estação sueca (quem tiver bunkers perto de si deve dirigir-se para lá).
  • Como já referi anteriormente não existem persianas por aqui e as cortinas que existem estão normalmente abertas para quem quiser olhar. MAS supostamente os suecos não olham!! Temos isto e depois temos uma coisa muito engraçada relacionada com a maneira como a Suécia trata informação que nós consideramos privada e a disponibiliza para TODA a gente - tema a desenvolver num futuro próximo.
  • Em casa os suecos adoram, entre outras coisas: 1) As suas luzinhas. Já li algures que um sueco gosta de ter em média seis pontos de luz na sua linha de visão. E mal o dia começa a escurecer é ver as luzinhas todas a aparecer: praticamente todas as varandas têm luzinhas led, o que dá um ar super natalício; 2) As suas plantinhas. E são tão exóticas! Estou encantada com as plantas - principalmente as minhas seis que estou a tentar com todo o coração não matar...

Comentários

Mensagens populares