Cultura de trabalho sueca | Svensk arbetskultur

Um mês e uma semana depois de ter começado a minha experiência profissional aqui por Estocolmo, numa multinacional alemã, e que incluiu apenas dois dias no escritório - mas MUITAS reuniões virtuais! - é isto que me apraz dizer:

  • Vinha com a ideia pré-concebida de que os suecos seriam pessoas muito sérias e frias e sem rodeios. Estava bastante enganada. Os suecos são muito simpáticos e dizem piadas e gostam de fazer conversa "miúda" sendo um dos temas favoritos o estado do tempo.
  • Na empresa já conheci suecos, noruegueses, alemães, russos, australianos, ingleses e até um português :) A grande maioria fala um inglês muito bom!! Apenas uma pessoa me perguntou se eu falava sueco.
  • Os "títulos" são completamente inexistentes - não há, à semelhança do que acontecia na Austrália, nem doutores nem engenheiros. Ninguém quer saber!!! (Ainda me lembro de uma Joana que há uns anos atrás em Portugal foi corrigida num e-mail por ter chamado doutor a um engenheiro. Só ridículo.)
  • Uma das primeiras coisas que me disseram foi que existem três coisas sagradas para os suecos: a hora do almoço (ou seja nada de reuniões entre as 12h e as 13h; e também não é suposto marcar reuniões depois das 17h / 15h às sextas-feiras); o fika (o tal "intervalo" para socializar um pouco e beber café); e as férias de verão!! - a maioria dos suecos tira 4 semanas seguidas de férias no verão, idealmente em Julho ou Agosto (temos 5 semanas de férias por ano mais uma semana para "compensar" horas extraordinárias).
  • O equilíbrio trabalho/vida pessoal é super valorizado!! Mais do que super valorizado, é esperado de nós! Perguntaram-me acerca disto na entrevista, e sou relembrada quando necessário dessa questão (em média uma vez por semana ahah).

Comentários

Mensagens populares