Pela Tasmânia (amor à primeira vista) | Around Tasmania (love at first sight)


Estou irremediavelmente apaixonada pela Tasmânia, e bastou-me vê-la do ar para perceber que teria de lá voltar. Fui com as expectativas bastante elevadas (vários australianos me tinham confidenciado que a Tasmânia era o sítio preferido deles de toda a Austrália) - e posso confirmar que de todos os destinos por onde já passei por estes lados, a Tasmânia foi quem me roubou o coração. 

Quem vem atrás de festas e animação pela noite dentro, restaurantes abertos às 22:00, e um mar de gente e de atividades, ficará desiludido. Mas se tal como eu querem exatamente o oposto - espaço, sossego e tempo - então este é o destino certo. Esta "pequena" ilha, a menos de 1h de avião de Melbourne é sinónimo de paisagens bucólicas, praias praticamente intocadas, natureza e vida animal no seu estado mais puro, vinhas, peixe e marisco.

Na Tasmânia vi cangurus, wallabies, wombats (o marsupial mais inteligente de todos; post para breve), equidnas (o-que-é-o-que-é que parece um ouriço cacheiro mas não tem nada a ver?!; post para breve), quolls, e o mais que mítico diabo da Tasmânia (post para breve).
Na Tasmânia comi lagosta, camarão, mexilhão, e peixe acabado de pescar. Também comi ostras porque é quase ofensivo para um Melbournian vir à Tasmânia e não comer ostras ahah.

Deixo aqui exactamente o nosso roteiro pela costa este da Tasmânia (início e fim em Launceston), versão "diário" :)

Dia 1
Chegada ao aeroporto de Launceston.
Levantar o carro.
Almoço no Stillwater River Cafe Restaurant & Wine Bar em Launceston (considerado um dos restaurantes "obrigatórios" da Tasmânia).
Passeio pelo centro de Launceston.
Viagem até St Helens com paragem em St Marys.
Noite em St Helens. St Helens é uma pequena vila piscatória muito bem situada para visitar a célebre Bay of Fires. Jantar no The Social.

Dia 2
Pequeno-almoço com vista em Binalong! Não é difícil encontrar o café/restaurante, já que é o único da zona.
Passeio pela praia de areia branca e água transparente.
Viagem até Bay of Fires - são as rochas em tons laranja que dão o nome de Baía dos Fogos.
Viagem até Bicheno com paragem possível em dezenas de spots diferentes que dão acesso a praias desertas.
Almoço no Lobster Shack com vista para os barcos de pescadores de Bicheno.
Tour noturna dos Devils in the Dark - uma das melhores experiências que já tive na Austrália (tema a desenvolver).
Noite em Bicheno.

Dia 3
Viagem até ao Freycinet National Park.
Pequeno-almoço com vista no Geographe!
Cruzeiro de 4 horas até Wineglass Bay - praia paradisíaca com direito a golfinhos. Quem quiser caminhar até à praia precisará de cerca de 5 horas (ida e volta) para lá chegar. Nós deixamo-nos levar pela preguiça e optamos pela viagem de barco.
Viagem até Triabunna com paragem numa (ou em várias) vinhas.
Noite em Triabunna. Triabunna é uma vila minúscula conhecida por ter o ferry que liga a Tasmânia à Maria Island - não tivemos oportunidade de ir até à Maria mas só ouvimos coisas boas!

Dia 4 
Viagem até ao Bonorong Wildlife Sanctuary, para o "Feeding Frenzy" - 2h30 a alimentar/interagir com alguns dos animais mais míticos da Austrália, com explicações pormenorizadas de quem realmente sabe.
Viagem até Hobart, capital da Tasmânia.
Almoço no Fico - uma autêntica experiência gastronómica (e eu diria que quase obrigatória)!
Explorar Hobart: em Hobart ficou-nos a faltar o museu MONA!!
Noite em Hobart.

Dia 5
Viagem até Richmond, pequena vila ao bom estilo inglês.
Fazer a Rota Heritage que liga Hobart a Launceston - o cenário parece o countryside inglês.
Voo de regresso a Melbourne.



O mais triste (para além de nos termos de ir embora): estima-se que cerca de 500.000 animais sejam atropelados por ano na Tasmânia. Não, não me enganei no número de zeros. Os avisos são inúmeros: ter cuidados acrescidos ao conduzir, principalmente desde o pôr do sol ao nascer do sol! Não nos podemos esquecer que "nós" é que interrompemos a circulação dos animais com a construção das estradas! É nossa responsabilidade sermos cuidadosos com quem partilha a estrada connosco...

Comentários

Mensagens populares