Coisas que me ultrapassam | Things beyond my understanding


Filas

Uma consequência normal das grandes cidades é a existência de filas. No caso específico de Melbourne estou a falar de filas para comprar comida. Filas para food trucks, para barraquinhas, para micro-espaços de café, restaurantes e afins. Filas de mais de uma hora de espera, à vontade! E quando os espaços são recém inaugurados?! A lou cu ra!!

Oitenta porcento das pessoas que espera nestas filas intermináveis é de origem asiática. A nossa teoria (minha e do Tiago) é de que vêm de cidades muito mais populosas que Melbourne - Melbourne tem apenas cerca de 4 milhões de habitantes - e que estão mais do que habituados a esperar. O que é uma fila de uma hora quando durante toda a vida esperaram mais de duas/três horas?! E é vê-los a esperar sem desesperar, na maior das tranquilidades - aquilo é que é ser zen.

(Também é notório o efeito "Instagram" - a capacidade que alguém tem de esperar tempos intermináveis para, por fim, poder tirar A fotografia ao prato/cocktail/sítio da moda.)


Gestão do frio

Em Melbourne faz frio. E chove. Aquela ilusão de que na Austrália é sempre verão é apenas isso, uma ilusão. Obviamente que o norte australiano, tropical, é diferente, com temperaturas elevadas o ano todo, e uma estação seca e uma estação de chuva intensa. E em Queensland as temperaturas são bastante amenas o ano todo, com mais chuva na altura do verão. Mas em Melbourne existem as quatro estações, às vezes no mesmo dia.

A minha mãe sempre me disse "filha, quem tem brio não tem frio". Pois eles aqui em Melbourne são as pessoas com mais brio que algum dia tive o prazer de conhecer. 

Já tinha visto este fenómeno em Londres, com inglesas muito acaloradas que usavam roupinhas para sair à noite, com temperaturas muito próximas de zero, que eu usaria apenas no pico do verão. Aqui em Melbourne não é só na roupa para sair à noite que eles são acalorados, e é uma coisa comum aos dois sexos. Já se tornou banal eu estar "à inverno" e o Tiago idem, e à nossa volta estarem australianas(os) de calções, t-shirt e chinelo de dedo. Vários e aparentemente sem frio. 

Comentários

Mensagens populares