Arca de Noé: coalas | Noah's Ark: koalas


Os coalas sempre ocuparam um lugar muito especial na minha imaginação (os meus animais-unicórnio sempre foram o coala e o panda). Para mim é impossível ficar indiferente a este ser peludo, que só dá vontade de apertar com muito cuidado - até porque os coalas podem arranhar e morder caso se sintam ameaçados; tanto que recentemente eu e o Tiago decidimos "adoptar" um coala.


Entenda-se que a adopção trata-se de uma doação mensal que irá permitir, entre outras coisas, tratar de coalas doentes, preservar o seu habitat, ajudar na re-inserção em ambiente selvagem, etc. Para mim é-me muito triste imaginar um mundo sem coalas, mas infelizmente será esse o caso se nada for feito em contrário (e quem diz coalas diz uma quantidade assustadora de outros animais...).

Curiosidades sobre os coalas:
  • Encontram-se nas florestas de eucaliptos do este Australiano, bem como em algumas zonas do sul (estado de Victoria, por exemplo).
  • Não são ursos! São sim marsupiais, ou seja, após o parto "normal" a cria (praticamente cega e sem pêlo nenhum) "trepa" em direção à bolsa da mãe onde fica durante seis meses a desenvolver-se. Passados esses seis meses andará mais seis meses às cavalitas da mãe-coala, usando a bolsa apenas para se alimentar de leite materno.
  • Um coala adulto pode comer 1kg de folhas de eucalipto por dia, escolhendo as folhas mais saborosas da árvore onde vive. As folhas de eucalipto são venenosas mas o sistema digestivo dos coalas está desenhado para contornar essa situação.
  • Os coalas raramente bebem água uma vez que a obtêm através das folhas de eucalipto.
  • Já li que dado o elevado e exclusivo consumo de folhas de eucalipto, os coalas produzem um óleo corporal que cheira a rebuçados da tosse!
  • As garras dos coalas são perfeitas para se agarrarem aos troncos dos eucaliptos, onde dormem cerca de 18 horas por dia - convenhamos que as folhas de eucalipto não devem dar muita energia...
  • Apesar dos coalas estarem protegidos por lei, o habitat deles está em risco devido a secas, incêndios florestais e expansão das cidades.





E não nos podemos esquecer dos drop bears... (ah-ah-ah)

Comentários

Mensagens populares