Benalla, a arte na rua | Benalla, art at the street

Foi por mero acaso que me cruzei com o Festival Wall to Wall - Street Art Festival, em Benalla. E que acaso bom! A (pouco conhecida) vila de Benalla - com cerca de 14.000 habitantes, e a menos de 3 horas de comboio de Melbourne - já é considerada, por muitos, a nova capital da Austrália no que diz respeito a arte urbana (para quem não sabe eu gosto mesmo MUITO de arte urbana: tive inclusivé, durante anos, uma parede do meu quarto com um graffiti do Dheo, que entretanto cresceu e correu mundo e agora é o Mr Dheo).

A posição de Melbourne quando se fala de street art é incontestável, e ao lado de cidades como Berlim, Londres e Nova York. Nestes casos estamos a falar de grandes metrópoles, com muitos artistas, muitas fontes de inspiração, muito espaço, muita projeção; mas também com muito ruído visual, muito “lixo” à mistura.

Benalla é um caso à parte. Durante 3 dias por ano são muitas as paredes que são pintadas por artistas locais e internacionais, enquanto algumas obras se vão mantendo ao longo dos anos (e as restantes paredes permanecem imaculadas). Durante esses dias há igualmente workshops, filmes, projeções de luz, arte colaborativa, etc etc. Neste momento são 28 os locais ocupados, incluindo silos, e até mesmo a parede interior de uma igreja. Tintas e pincéis, sprays, escadotes e algumas gruas, muita imaginação e dedicação, são os ingredientes desta "exposição" ao ar livre. 


E a pequena cidade em si, junto ao lago de Benalla, recheada de pássaros barulhentos - incluindo cockatoos e cegonhas, é bastante acolhedora: os bancos de jardim convidam ao descanso enquanto os miúdos brincam no skatepark, onde as trotinetes dominam.

P.s. Não faltaram vacas e ovelhas na paisagem durante toda a viagem. E ainda consegui ver dois wallabies a saltar ao lado do comboio!!

Comentários

Mensagens populares