Onde começa a Austrália? | Where does Australia begin?


A Austrália começa fora das grandes cidades.

Estou a falar daquela Austrália que habita a minha fantasia: a Austrália dos koalas e dos cangurus, da floresta tropical, das praias imensas e da barreira de coral; a Austrália das aranhas, dos tubarões e dos crocodilos.

Do pouco tempo que estou por cá ainda não tive oportunidade de sair de Melbourne. Tive de dar prioridade a coisas mais mundanas como encontrar casa e trabalho (imagine-se!).

Sinto Melbourne como um mix entre a Europa e os Estados Unidos: um cruzamento entre uma Londres em versão mini, e uma São Francisco também em versão mini. A verdade é que ainda não consegui perceber o quão longe estou de casa, porque tudo o que me rodeia é bastante "normal" e "regular": o choque cultural de que estava à espera (ainda) não aconteceu. 

Obviamente que há diferenças entre os estilos de vida: os Melbournians parecem-me ter uma relação mais equilibrada entre trabalho e vida pessoal, e mais dinheiro para gastar. Além disso, passam menos tempo no shopping e mais tempo nos pubs, jardins e mercados. Nada que me "choque", apenas algo que aprecio.

A Austrália começa fora das grandes cidades. Estou convencida disso. E em pulgas para confirmar.

Comentários

Mensagens populares